Ubuntu x Debian: qual é o melhor linux para edição de vídeo profissional?

Há anos eu pesquiso linux. Procurei e pesquisei durante muito tempo qual seria o melhor sistema operacional linux para mim.
Testei as principais distribuições - e escolhi o Ubuntu. Não troco o Ubuntu por nada! O ArtistX é baseado no Ubuntu - e é ótimo! Já vem com 2500 programas instalados.

Entretanto estou sempre aberto à novas experiências e informações. E assim resolvi testar o Debian. O Ubuntu é baseado no Debian. Isso aguçou a minha curiosidade.

Bem, eu testei o Debian e não gostei. Veja porque:

- o Debian tem 8 DVDs de instalação - o Ubuntu tem 1 CD de instalação.
- é muito difícil encontrar informação sobre o Debian na internet.
- é mais difícil ainda achar informações sobre instalação do Cinelerra no Debian
- no Debian você precisa eliminar um erro do Cinelerra - no Ubuntu é só instalar e usar
- o Debian não é intuitivo - o Ubuntu é muito intuitivo
- o Debian é para quem manja de linux - o Ubuntu é pra todo mundo, inclusive pra quem está saindo do windows e não manja nada de linux
- eu só consegui instalar o primeiro DVD do Debian - os outros 7 DVDs não. O Ubuntu instala fácil
- você não acha videoaulas de instalação de Cinelerra no Debian - para Ubuntu você acha várias
- a maioria dos tutoriais de Debian que eu achei estão em inglês - no Ubuntu tem muita coisa em português
- Debian é complicado - Ubuntu é fácil.

Toda essa encrenca aconteceu usando o Debian 6 - nesse momento a versão mais nova do Debian. No Debian 5 foi ainda pior = ele não reconheceu meu modem 3G e assim fiquei sem internet. E não reconheceu o dispositivo de áudio = e assim fiquei sem som. Isso nunca aconteceu com o Ubuntu, que sempre reconheceu tudo desde o começo.

Eu uso Ubuntu há 3 anos sem nenhuma dificuldade. Desde o começo foi fácil usar o Ubuntu. E ele continua fácil, prático e estável versão após versão.
O Debian é difícil. Com toda experiência que eu tenho em 3 anos de linux não consegui nem ao menos instalar o Debian completo - e nem achar informações suficientes na internet.
O Ubuntu é muito estável. O Cinelerra funciona redondo no Ubuntu, especialmente nas novas versões. Assim desisti do Debian para sempre (foi a 2ª vez que eu tentei usar e não deu certo) - e voltei para o Ubuntu.
Em 20 minutos meu Ubuntu estava instalado e operacional. Com mais 5 minutos instalei o Cinelerra e voltei a editar vídeos profissionais.

Por isso eu recomendo: edição de vídeo profissional é no Ubuntu!


Entre para o grupo ArtistX e receba gratuitamente notícias sobre Edição de vídeo no linux:

Assinar artistx


Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Comentários

  1. O ArtistX é um linux baseado no Ubuntu. O ArtistX traz os principais programas do linux previamente instalados.
    Isso quer dizer que você não precisa instalar mais nada - nem atualizações. Você só precisa instalar o ArtistX e atualizar a linguagem = está pronto para usar!

    ResponderExcluir
  2. Eu não recomendo o Debian. Eu tinha o ArtistX 1.0 instalado no meu laptop, e ele rodava redondo.
    Eu buscava fazer o chroma perfeito no linux. Daí li um artigo sobre edição de vídeo no Debian e caí na besteira de instalar o Debian. Oh, que péssima ideia!
    Tive muitos problemas com o Debian. E quando tentei re-instalar o ArtistX 1.0 não consegui. O laptop não aceitou mais.
    Sei lá o que o Debian deixou de resto no meu laptop. Mas relato minha péssima experiência com ele no artigo:

    http://edicaodevideoprofissionalcomubuntu.blogspot.com.br/2011/09/ubuntu-x-debian-qual-e-o-melhor-para.html

    Depois disso, e com a ajuda do Paulo do blog Dominando o Cinelerra e da minha filmadora AVCHD, eu consegui fazer o chroma perfeito no Ubuntu. Por isso recomendo o Ubuntu.
    Nesse nosso blog você acha muita informação sobre edição de vídeo profissional com Ubuntu:

    http://edicaodevideoprofissionalcomubuntu.blogspot.com.br/2011/09/ubuntu-x-debian-qual-e-o-melhor-para.html

    Boa edição!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários passam pela Moderação antes da publicação.