COMO RECUPEREI OS DADOS DO MEU HD EXTERNO com linux Mint e Test Disk

Apaguei sem querer todos os dados do meu HD externo.

Depois de muita pesquisa, muitas tentativas frustradas de recuperar os dados - até para um técnico eu mandei e ele também não consegui - acabei conseguindo recuperar.

Recuperei uma parte - mais da metade dos dados - o que achei bom especialmente depois de umas 6 ou 7 tentativas frustradas.

Acredito que se eu tivesse usado esse método primeiro poderia talvez ter tido sucesso de 99%.

O Método

1º - você vai precisar de um HD externo com espaço livre para recuperar os dados. No meu caso eu tinha quase 2 Tb de arquivos.

Atenção - não dá certo tentar recuperar os dados de um HD externo no próprio HD


2º - vamos usar o programa test disk para linux

O programa é bom mas tem um problema: ele só salva arquivos no HD que ele estiver instalado

Isso quer dizer que você vai ter que instalar a distribuição linux no HD externo com espaço livre - que vai receber os arquivos

Eu escolhi usar o linux Mint - do qual achei a vídeo-aula abaixo


3º - instale o linux Mint no HD de recuperação - veja video-aula


4º - reinicie o computador pelo HD de recuperação - que está com o Mint instalado. Á partir daí o sistema operacional que está sendo usado é o Mint - usando somente a máquina do computador

5º - instale o testdisk pelo terminal e recupere os dados



Importante
- Esse processo pode demorar 2 dias (ou mais) de acordo com o tanto de dados a serem recuperados.

Durante esse tempo você não pode usar o computador - tem que ficar o sistema rodando só para recuperação.







Comentários