Teste de chroma de 10-6-2011 = bem-sucedido!


No último teste de chroma feito em 10-6-201 inovamos na iluminação.
Como estamos filmando um programa para TV resolvemos usar a iluminação do programa.
Para o programa fugimos da iluminação básica de 3 pontos. Procuramos um resultado bem iluminado, uma luz geral como se fosse dia claro.
Utilizamos 5 refletores com lâmpadas halogenas de 150w cada.


O esquema de iluminação ficou assim:


Os refletores ficaram na altura acima da cabela da atriz.
O refletor da luz de recorte foi colocado mais alto do que os outros para iluminar melhor o cabelo e os ombros.
Tome cuidado com a luz de recorte para que ela não incida diretamente na filmadora – o que daria um clarão estranho na lente.
Usamos luz dura, sem difusor. A atriz está a 1,5 da tela verde.
Note que , diferente dos outros testes que fizemos, nesse não estamos usando luzes específicas para o fundo verde. Nossa atriz e cenógrafa diz sempre que esse verde-chroma praticamente tem luz própria. Basta um pouco de luz para ele brilhar mais que o lanterna verde. Além disso os refletores usados não possuem bandorns – ou seja: a luz do refletor é muito aberta e iluminar a atriz significa iluminar automaticamente o telão verde.
Fizemos testes usando 2 cores de fundo: o azul e o verde-chroma.
O melhor resultado no efeito chroma foi obtido com o verde-chroma, que possibilitou um recorte melhor. O telão foi feito com feltro (conforme já explicado em outro tutorial neste blog).

Note na foto abaixo que o telão apresenta uma dobra bem no meio. É o vinco que o feltro fez na hora de guardar. Além disso no lado direito da foto temos uns amassados no feltro.
Note também no lado direito inferior uma sombra – que a filmadora viu e nós não. E note que o verde não está totalmente homogêneo. Na verdade temos vários tons de verde ao longo do telão.
Nada disso foi problema para o Cinelerra e nem para o Openshot. Os dois programas eliminaram esses defeitos do telão de cara, logo na primeira regulagem do efeito chroma.
Ou seja: você não precisa se preocupar tanto com a iluminação do telão ser 100%, perfeita, homogêníssima, porque os programas trabalham com uma margem de variação da cor escolhida para o chroma, para mais e para menos. Isso quer dizer que o Cinelerra e o Openshot não eliminam somente a cor que você selecionou para chroma = eles eliminam também as cores próximas. E se você der uma boa analisada na foto abaixo vai ver que a variação de verdes que os programas eliminaram foi bem grande.
Assim eliminamos uma das primeiras torturas da iluminação que quem ainda não fez chroma sofre logo de cara: ter que iluminar perfeitamente o fundo – o que pra quem não tem equipamentos de luz caros é impossível. Relaxe e use nosso esquema de luz para chroma: vai dar certo.
(Clique na foto para amplia-la).


O teste de chroma foi feito no Openshot e no Cinelerra.
No Openshot fizemos chroma com um cenário virtual criado pela atriz Miléni Lúcia, e depois com fotos tiradas por Emílio e Miléni:



Depois fizemos um outro teste no Openshot. Dessa vez no fundo temos vídeos, imagens em movimento:



Finalmente fizemos o teste do chroma no Cinelerra. Seguimos a video-aula do Paulo - blog Dominando Cinelerra. A regulagem usada do chroma no Cinelerra foi essa:


Depois aplicamos blur (regulagem 5) e fizemos uma pequena correção de cor puxando um pouco o vermelho:


A atriz tem o cabelo bem cacheado. Mesmo assim o corte do chroma no Cinelerra ficou perfeito no cabelo, nos ombros, na roupa.
Normalmente apresentadores em filmagem para chroma mantém as mãos na frente do corpo – o que evita problemas no recorte. Em todos os testes pedimos de propósito que a atriz colocasse as mãos abertas longe da roupa para pegar o fundo. Isso porque queríamos testar o recorte do chroma nos dedos – uma das coisas mais difíceis de se conseguir.
O recorte das mãos ficou bom – e poderia ficar perfeito se usássemos o recurso de máscara ensinado pelo Paulo no blog Dominando Cinelerra. Como o Paulo já ensinou o recurso de maneira brilhante indico a você o blog Dominando Cinelerra:
http://dominandocinelerra.wordpress.com/2010/12/23/chroma-key/

Nosso chroma no Cinelerra com as tomadas de 10-6-11 ficou assim:



Lembre-se sempre que tudo que você assiste no youtube é convertido e compactado. Nós exportamos o teste do Openshot em AVI mpeg2 – e o teste do Cinelerra foi exportado em DV Bruto. Porém você assistiu todos os testes no youtube em flv. A compactação do youtube torna o vídeo mais leve, mas tira parte da definição. Leve isso em conta.

O resultado do chroma no Openshot e no Cinelerra ficou muito bom, profissional, melhor do que muito chroma feito hoje na TV aberta.
O primeiro grande segredo para fazer chroma é a paciência e a persistência. Foram 2 anos desde que começamos a pesquisar as possibilidades do chroma, os programas que poderiam fazer isso, a iluminação, a regulagem dos programas, a tela de fundo, a técnica de chroma.
Testamos várias iluminações até chegar nesta deste tutorial. Testamos 4 fundos diferentes, 1 filmadora mini-dv panasonic, 1 máquina fotográfica sony de 12 M, cores de roupas diferentes e diferentes esquemas de luz até chegar nesse esquema final.
Vai aqui uma foto da nossa heroica filmadora com a qual fizemos chroma-key:



Várias pessoas nos ajudaram muito, entre elas o Paulo do blog Dominando Cinelerra (www.domindandocinelerra.blogspot.com) , o Paulo do fórum Vídeo BR (http://videobr.pro.br/forum/viewtopic.php?f=2&t=17901&p=137066) e tantos outros tutoriais e videoaulas (a grande maioria em inglês) que encontramos nesses 2 anos de pesquisa.
Assim agradecemos a todos que repartem seus conhecimentos e experiências via internet. Agradecimentos muito especais ao Paulo do Cinelerra, ao Paulo do Vídeo BR e a Deus que nos deu a graça da compreensão e da perseverança nos momentos mais críticos dos testes.
Assim como tantos repartiram conosco agora nós repartimos com vocês nossas informações e sucesso desejando a vocês mais sucesso ainda na estrada do chroma-key!

Entre para o grupo ArtistX e receba gratuitamente notícias sobre Edição de vídeo no linux:

Assinar artistx


Desenvolvido por br.groups.yahoo.com

Comentários

  1. Muito bom, DANTON !! PARABÉNS pelos resultados, e por compartilhar com a gente todas as suas longas e guerreiras vitórias ...

    Já comprei pelo ML o pano de fundo p/ CHROMA KEY, fiz alguns testes no Ruindows e desisti !!

    Mas, agora com todo o seu entusiasmo e as SUPER-DICAS, vou tentar fazer o mesmo !! Depois comento mais a respeito DANTON ...

    Mais uma vez, PARABEEEEEEEEEEEENS !!!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Os comentários passam pela Moderação antes da publicação.